Neste domingo, Casa Museu Eva Klabin recebe show gratuito de música brasileira para crianças
Waleska Beltrami e Katia Balloussier estão na terceira apresentação da nova temporada de “Concertinhos de Eva” em 2024
O público também pode fazer uma visita mediada no interior da casa. A programação é aberta para toda a família
Neste domingo, dia 5 de maio, às 16h, a série Concertinhos de Eva apresenta um recital de música brasileira, no qual a trompa e o piano serão os destaques desta experiência sonora. As crianças terão a oportunidade rara de se familiarizar com a sonoridade da trompa, instrumento muito utilizado como protagonista melódico nas orquestras sinfônicas e bandas de sopro. O repertório foi cuidadosamente pesquisado e escolhido para esta ocasião e conta com obras de Carlos Anes, César Guerra-Peixe, Gilson Santos e André Vitor Correia.
O duo é composto por Waleska Beltrami, professora de trompa, camerista e orientadora do programa de mestrado profissional em ensino das práticas musicais (PROEMUS) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e pela pianista Katia Balloussier, que conquistou sete prêmios de concursos nacionais de piano e é camerista atuante ao lado de renomados artistas nacionais e estrangeiros. A apresentação será mediada pela Mestre de Cerimônia Carol Ferrniz, que conduzirá junto com os artistas a dinâmica do recital, apresentando informações sobre as músicas e promovendo a interação entre os artistas e o público. Entre os números musicais, haverá espaço para perguntas e respostas do público de todas as idades sobre as canções. A curadoria é de Tomaz Soares.
Esta é a terceira apresentação da temporada da série “Concertinhos de Eva” de 2024. Com a curadoria de Tomaz Soares, o projeto iniciativa nasceu da compreensão da importância da música como uma linguagem artística que estimula os sentidos e contribui para o desenvolvimento e formação cultural das crianças. Em cada mês os pequenos entram em contato com a experiência de assistir a um concerto de forma leve e instrutiva. A Casa Museu Eva Klabin também está aberta à visitação do acervo, com visita mediada entre 14h e 18h. É um evento gratuito de classificação livre.
SERVIÇO:
Dia: 5 de maio (domingo), às 16h
14h às 18h: Visitas mediadas
Local: Casa Museu Eva Klabin (Av. Epitácio Pessoa, 2480 – Lagoa)
Entrada gratuita. Retirada dos ingressos a partir de 15h na bilheteria.
Capacidade: 80 pessoas
Classificação livre
Waleska Beltrami
É professora de trompa, música de câmara e orientadora do programa de mestrado profissional em ensino das práticas musicais (PROEMUS) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuou como trompista da Orquestra Sinfônica Nacional-UFF de 2009 a 2022. Desde o início de sua carreira foi premiada em vários concursos nacionais tanto como solista quanto camerista. Suas pesquisas na área de música brasileira para trompa norteiam parte da sua atividade atual como intérprete, cujo principal objetivo é a ampla divulgação deste repertório. É membro da Associação de Trompistas do Brasil, da International Horn Society assim como integra o Octeto Feminino do Brasil desde sua primeira formação.
Katia Balloussier
Graduou-se em piano pela Escola de Música da UFRJ. É detentora de prêmios de concursos nacionais de piano. Desde 1997 ocupa o cargo de pianista acompanhadora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Há vários anos desenvolve intenso trabalho como camerista ao lado de renomados artistas nacionais e estrangeiros. Frequentemente tem sido solicitada a participar como pianista acompanhadora de Master-Classes, Festivais e Concursos. É também, regularmente, chamada a integrar orquestras como a OSB, OSTMRJ, OPES e OSN-UFF.
Sobre a Casa Museu Eva Klabin:
Uma das primeiras residências da Lagoa Rodrigo de Freitas, a Casa Museu Eva Klabin reúne mais de duas mil obras que cobrem um arco de tempo de cinco mil anos, desde o Antigo Egito (3000 a.c.) ao impressionismo, passando pelas mais diferentes civilizações. A coleção abrange pinturas, esculturas, mobiliário e objetos de arte decorativa e está em exposição permanente e aberta ao público na residência em que a colecionadora viveu por mais de 30 anos. A Casa oferece programação cultural variada, que inclui, além das visitas ao acervo, exposições temporárias de artistas contemporâneos, oficinas, cursos e conferências para adultos e crianças. Enquanto referência no calendário cultural do Rio de Janeiro, a programação musical conta com a série Concertos de Eva, com os Concertinhos de Eva, dedicados ao público infantil, e com os shows de Nova MPB no jardim. Espaço de troca de ideias e aprendizados no presente, a Casa Museu mantém um diálogo constante com o passado e encontra sua originalidade na combinação entre o clássico e o contemporâneo.